sexta-feira, 16 de julho de 2010

Como fazer um locutor

Fausto Silva, Lombardi, Emílio Surita, Galvão Bueno, Tina Roma, Julinho Mazzei, Banana, Simone Rigotti, Anchieta. Poderíamos ficar horas lembrando de grandes nomes do rádio brasileiro. Eu provavelmente não conheço nem a metade dos bons locutores e locutoras que as rádios brasileiras já tiveram e tem. Aqui mesmo em Ponta Grossa, admiro centenas deles. Não somente por suas vozes inconfundíveis, mas pela história de vida e pelo trabalho que realizam, tornando o rádio um veículo de comunicação cada dia mais apaixonante.

Teve uma época em que o que contava era a voz, em outra o carisma, o estilo Julinho Mazzei, etc. E a evolução continua, para o rádio e para seus locutores, que se adaptam à novos estilos e estão sempre em busca de renovação, um novo velho jeito de dizer "Bom Dia"! Entretanto, como é que se faz um locutor de rádio? Há alguma receita?

É certo que eu não sou ninguém pra responder essa questão, afinal estou apenas começando, tenho um trilhão e meio de coisas pra aprender, mas acredito que toda troca de informação é válida e nesses poucos anos trabalhando em rádio aprendi que um bom locutor se faz, também, com:
Carisma
Jogo de cintura
Capacidade de improviso
Bom humor (e muito)
Boa vontade
Responsabilidade
Seriedade (quando necessária)
Paixão
Dinamismo
Interpretação
Informação
Humildade
Curiosidade
Persistência
Vontade de aprender
Dicção (nada que uma fono não dê jeito, rs)
Prática
Dia-a-dia
Audição
E, principalmente, AMOR...
O amor pelo que fazemos, está no tom da nossa voz todas as vezes que abrimos o microfone, todas as vezes que atendemos um ouvinte, damos uma notícia ou colocamos uma música pra tocar! Técnica se adquire com o tempo, cursos se faz em qualquer esquina, mas amor pelo rádio um bom locutor tem desde a 1ª vez que ouviu.
Faltou alguma coisa?
Fique a vontade pra discordar ou acrescentar ítens nesta receita!
Bom dia!

2 comentários:

  1. Marco Antonio Doesse21 de julho de 2010 12:36

    Excelente texto,é bem isso,eu continuo achando que locutor de rádio não se faz do dia para a noite,não se aprende em bancos de uma universidade. Até pode aprender em uma faculdade,mas se não tiver o DOM de comunicar aliado ao AMOR pelo que faz, jamais fará sucesso,jamais.

    Marco Antonio Doesse
    Loc.Prof. MT/RS

    ResponderExcluir
  2. Grande Jéssica, ótimo texto, e vc assim como eu somos apaixonados por radio. e gostei muito qd vc diz que, "Técnica se adquire com o tempo" essa é a maior verdade de todas, em todos os setores da vida. Sucesso pra vc !!!

    Paulo Alexandre
    Operador de Audio e Dj

    ResponderExcluir